Os capítulos desta obra são divididos em dois eixos centrais. O primeiro versa sobre o fenômeno bullying e as variáveis relacionadas a este, promovendo uma ampla investigação sobre o que é o bullying. Já o segundo aborda questões relacionadas à intervenção no bullying, tratando de temas como a avaliação de crianças e adolescentes em situação de bullying, entre outros.
Dessa forma, "Bullying: Avaliação e intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental" integra as mais diferentes informações a respeito do tema, para assim proporcionar ao leitor uma descrição precisa tanto do bullying em si como da intervenção nesse fenômeno dentro da abordagem cognitivo-comportamental.
Além disso, esta obra acaba por tornar-se a primeira referência dentro da TCC sobre bullying no Brasil. Assim, esperamos que ela auxilie na compreensão, prevenção e intervenção dentro de um tema de tamanha relevância social como é o bullying.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Introdução
Prefácio
Capítulo 1. Bullying
Capítulo 2. Cyberbullying: um importante fenômeno atual
Capítulo 3. Bases genéticas e evolucionistas do comportamento social agressivo
Capitulo 4. Neurobiologia do bullying
Capítulo 5. Discutindo o processo de bullying a partir de uma perspectiva dos estudos de gênero
Capítulo 6. Consequências do bullying
Capítulo 7. Aspectos epidemiológicos do bullying
Capítulo 8. Bullying e estresse
Capítulo 9. O bullying e o uso de drogas
Capítulo 10. Bullying e os transtornos mentais associados
Capítulo 11. Avaliação
Capítulo 12. Intervenção cognitivo-comportamental em crianças agressoras e/ou vítimas de bullying
Capítulo 13. Intervenção cognitivo-comportamental em bullying entre adolescentes
Capítulo 14. Aspectos gerais da intervenção no bullying
Capítulo 15. O desenvolvimento de habilidades sociais como estratégia de prevenção ao bullying
Capítulo 16. A utilização da técnica de economia de fichas na socialização de alunos na educação infantil
CONHEÇA OS ORGANIZADORES
Vinícius Guimarães Dornelles
Psicólogo. Primeiro treinador de Terapia Comportamental Dialética (DBT) nativo de língua portuguesa internacionalmente reconhecido do mundo (pelo Behavioral Tech). Mestre em Psicologia, na área de concentração de Cognição Humana, com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute. Possui formação em Terapia Dialéctico Conductual pela Universidade de Lujan e em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) pela Fundación Foro. É especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Wainer Psicologia Cognitiva. Sócio-diretor da DBT Brasil. Coordenador local do Dialectical Behavior Therapy: Intensive Training Brazil.
Cristina Würdig Sayago
Sócia da Vincular. Psicóloga (PUCRS/2007), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2011), Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015), formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (FUNDACIÓN FORO — Argentina /2014) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP/2009). Sócia fundadora da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e sócia da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atua, pricipalmente, dentro da abordagem da Terapia Comportamental Dialética. Professora dos cursos da Vincular. Supervisora em Psicoterapia.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788564468047
Formato: 16 x 23cm | 336 Páginas | Peso: 590g.
Acabamento: Capa dura